Floripa Teatro 2017

Realidade Aumentada

Tecnologia e Infância.

SINOPSE

Dr. Fergusson um cientista aventureiro, seu amigo Dr. Kennedy um corajoso explorador e seu fiel criado Joe, partem em uma aventura pela àfrica em busca de três tesouros perdidos. A aventura dura cinco semanas. Durante o percurso eles aprendem que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande amizade!

Da obra de JÚLIO VERNE

facebook-5-sem-1-balao-fanpage-post04.jp

CRÍTICA- Beth Néspoli

​​“O grau de elaboração já se evidencia na coreografia da primeira cena, quando um cientista (Cristiano Salomão) tenta convencer o amigo (Nino Belucci) a fazer junto com ele e seu criado (Joyce Salomão) a viagem de balão sobre o continente africano. O movimento bem marcado dos corpos, quase uma dança – que voltará em outras cenas – serve para expressar as hesitações e intenções dos personagens sem cair em clichês de caretas, unhas roídas e pernas que tremem.  

O grupo demonstra também não ter medo ainda das palavras levando ao palco diálogos que poderiam ser considerados longos ou complexos para o público-alvo.”
 

Beth Nespoli

Escrito no contexto do 31º FESTIVALE em São José dos Campos

2017

facebook-5-sem-1-balao-fanpage-post01.jp

CRÍTICA - DIB CARNEIRO 

“A montagem é bastante estimulante como
forma de apresentar ao público a vertente da literatura chamada de steampunk, da qual Julio Verne, o autor da obra original Cinco Semanas em um Balão é seu maior representante.

Destaco o tubarão que entra em cena, totalmente steampunk, conforme me explicou seu criador, Cristiano Salomão. Também adoro a cena da tempestade de areia, muito bem feita, estimulando a imaginação mais do que o realismo.

E a iluminação é linda quando o balão alça voo. Perpassando toda essa preocupação em ser fiel a Julio Verne, há na peça um delicioso humor ingênuo, sobretudo graças ao personagem do criado, feito com muito talento por Joyce Salomão, também diretora e adaptadora do texto. Por exemplo, quando o cientista diz que quer um calmante, o criado bate com força em sua cabeça humor de palhaçaria, de picadeiro.

Adorei rever e aplaudir a Sabre de Luz. 

Dib Carneiro Neto

Festival em Janeiro teatro para criança é o maior barato!

2018

Guto 6.jpg

CRÍTICA-Antônio Chapéu

“É bonito quando podemos ver em cena uma montagem que é resultado de
pesquisa seria e competente, quando há entrega dos atores e quando
percebemos que a encenação foi realizada por um trabalho efetivamente de grupo”.


Antônio Chapéu
XI Festival Nacional de Teatro de Limeira 2015

Cinco_Semanas_em_um_Balão___-_Música_na_

RELEASE

Mais de 300 apresentações

9 prêmios

11 indicações

Foi JÚLIO VERNE, um dos mais fantásticos escritores de aventuras de todos os tempos. Conhecido como o pai da ficção científica e reconhecido pela UNESCO, como o autor mais lido e traduzido no mundo.

 

Cinco Semanas em um Balão, o primeiro livro de  Verne, traz a aventura de acreditar que nossos sonhos são possíveis! Os personagens possuem “Sede de Conhecimento” e superam obstáculos criando através do imaginário, novas possibilidades. Nesta embarcação somos levados a aventura de acreditar que nossos sonhos são possíveis, o balão de Verne possui uma parafernália embutida e uma tecnologia fictícia que cria maneiras de levar seus tripulantes ao inexplorável, na literatura trata-se da África, aqui trazemos em forma de filosofia a iniciativa de criar através do imaginário novas possibilidades. Acreditamos no pensamento crítico e no estímulo a imaginação para superar desafios.  Cinco Semanas em um Balão, traz a indagação de como lidamos com os problemas e também com o percurso que desenhamos dia a dia relacionando nossas expectativas com o mundo.   Com a proposta de superar obstáculos o texto fala da busca inconsciente pela realização dos sonhos. 

facebook-5-sem-1-balao-fanpage-post05.jp

CRÍTICA - Clara Arreguy

“Com muito gestual e expressão corporal cuidadosamente preparada, facilmente se estabelece o pacto da fantasia, que faz a jovem plateia levantar voo num balão, cruzar os céus da África, encontrar e perder tesouros, enfrentar oceanos e o deserto, com seus perigos e personagens ameaçadores. A galerinha não desgruda o olho e vai junto com  os três heróis, entre conquistas e insucessos, totalmente aderida à proposta.

Como é bom assistir ao nascer da paixão teatral no encontro entre um texto envolvente como o de Júlio Verne e uma encenação que faz do puro teatro sua força! 

Após Cinco semanas em um balão, aquela plateia infantil nunca mais será a mesma. Felizmente.”

Clara Arreguy

Escrito no contexto do FIT BH em Minas Gerais

2016

facebook-5-sem-1-balao-fanpage-post02.jp

CRÍTICA- Valdir Rivaben

"A encenação conduz-nos por uma viagem da imaginação, muito próxima das leituras dos livros, onde somos transportados pela força e inventividade do espetáculo, além da intensa movimentação corporal e de ótimos momentos de pantomima que dão ao espetáculo, agilidade, ritmo e humor, contando com atores que dominam o ofício”.
 

Valdir Rivaben

XI Festival Nacional de Teatro de Limeira

2015

Imagem1.jpg
Cinco_Semanas_em_um_Balão___-_Música_na_
10 Melhores espetáculos FIT BH