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Cinco Semanas em um Balão

31º Festivale - Crítica: Cinco semanasem um balão

Beth Néspoli

São José dos Campos

Há controvérsias sobre a existência de uma linguagem teatral voltada especificamente para o público infantil. O corpo das crianças dentro do teatro seria o melhor termômetro para aferir isso? Mas qual o corpo? Aquele que bate palmas ao ritmo de uma música cujo compasso é escolhido já na medida para essa participação? A medida do interesse está no modo como acriança emite gritos no afã de responder à interrogação dos atores sobre um personagem que está muito próximo e só ele não vê? Definitivamente não eram essas as ações dos espectadores que estavam na sala do Cine Santana acompanhando a apresentação de Cinco semanas em um balão, espetáculo da Cia. Sabre de Luz, da cidade de São Paulo, baseado em novela de Júlio Verne, e apresentado na programação do 31º Festivale. O silêncio que, na maior parte do tempo, tomou a plateia repleta de crianças de diferentes idades indicava atenção concentrada.

A associação entre passividade e imobilidade perdura, no que diz respeito à atividade do espectador, e resiste mesmo depois de ter sido rigorosamente contestada por diferentes pensadores da cena, entre eles, o francês Jacques Rancière, no artigo O espectador emancipado. Do ponto de vista desse filósofo, pode haver intenso trabalho mental na quietude de umasala teatral e até mesmo experiência radical de subjetivação, dessas que transformam a vida. Nada contra, evidentemente, as alterações no espaço da cena e nas formas de interação que, em geral, buscam interferir no estado de recepção. Porém tais procedimentos, por si só, não garantem a potência da arte teatral.

Pensamento similar vale para a atividade receptiva do público infantil: agitação e interação direta com os atores não significa, necessariamente, fruição lúdico-poética, que pode ser definida como aquela capaz de alcançar zonas internas não interrogadas nas tarefas e brincadeiras cotidianas. Parecem compartilhar desta convicção os integrantes da Cia. Sabre de Luz de Teatro: a atriz Joyce Salomão e os atores Cristiano Salomão e Nino Belucci. Em vez de subestimar as crianças guiando comportamentos, a adaptação textual de Joyce, que também dirige a montagem, caminha no sentido contrário, apostando na capacidade das crianças para realizar conexões a partir de linguagem sugestiva.

Há coerência no gesto da trupe. Imaginação e pesquisa científica são elementos centrais da obra de Julio Verne (1828-1905), escritor francês ainda não superado em vendas. Histórias como Viagem ao centro da Terra, A volta ao mundo em 80 dias e 20 mil léguas submarinas atraem leitores de todas as idades e do mundo inteiro até os dias de hoje. A obra levada aopalco, no entanto, não está entre as histórias mais conhecidas desse autor, considerado o precursor do gênero literário daficção científica. Foi justamente esse o motivo da escolha do texto, o que de certa forma aproxima o grupo do tema central da peça: a viagem ao desconhecido.

Cinco semanas em um balão foi o primeiro livro de Júlio Verne, escrito em 1863. Ele, que havia sido mandado pelo pai advogado para estudar Direito em Paris, se apaixonou pelas artes e pela ciência, desagradando o progenitor que cortou o seu sustento. Assim, a literatura se configurou como a grande aventura desse autor e o sucesso já na primeira publicação mudou sua trajetória.

 

A montagem da Cia. Sabre de Luz tem como virtude focar o seu trabalho sobre a zona de tensão, entre o medo e o fascínio, que se abre quando alguém deixa o conforto de sua casa e se lança na aventura de explorar novos mundos. Utilizandoelementos abstratos, como fumaça, luz e sons – a trilha musical composta por Gustavo Barcamor cumpre papel relevante naconcepção do espetáculo – o grupo, fiel ao estilo de Júlio Verne, aposta na imaginação das crianças para completar aconstrução dos incidentes e acidentes do percurso.

Que tal observação não seja entendida como ausência de trabalho, mas sim de escolha de modos de criação.

O grau de elaboração já se evidencia na coreografia da primeira cena, quando um cientista (Cristiano Salomão) tenta convencer um amigo (Nino Belucci) a fazer junto com ele e seu criado (Joyce Salomão) a viagem de balão sobre o continente africano. O movimento bem marcado dos corpos, quase uma dança – que voltará em outras cenas – serve para expressar as hesitações e intenções dos personagens sem cair nos clichês de caretas, unhas ruídas, pernas que tremem. O grupo demonstra também não ter medo ainda das palavras levando ao palco diálogos que poderiam ser considerados longos ou complexos para o público-alvo. E o faz sem cair na armadilha do didatismo, por exemplo, quando o cientista explica que ocombustível do balão, o hidrogênio, é retirado da molécula da água algum conhecimento é destrinçado e em cena, mas surge na relação dos personagens, sem apelar àquele conhecido questionamento direto à plateia que transforma arte em aula. Vale observar que veículos movidos a hidrogênio, retirado da água, quase um delírio na época de Júlio Verne, é hoje umarealidade, esse sim um desdobramento para ser feito em sala de aula, se há boa parceria entre escola e teatro.

Contribui muito para a dinâmica da montagem a cenografia assim como os figurinos, esses criados pelo grupo, na estética retrofuturista ou steampunk, que se caracteriza por criar imagens mesclando objetos antigos com outros de tecnologia avançada. Além de resultar em visual pertinente ao universo do autor visionário, faz com que os figurinos nãosejam meras fantasias coloridas, mas expressem e também estimulem ideias. A possibilidade de encontrar tesouros em lugares distantes – não necessariamente em forma de um baú cheio de moedas – e, ao mesmo tempo, a quase certeza de que estarão protegidos por terríveis monstros é projeção mental que move a humanidade há milênios, e também é movimento interior que as crianças conhecem bem. A realização dessa vivência por meio da arte é a proposta desse grupo. A julgar pela apresentação acompanhada em São José dos Campos, o desafio foi aceito pelos pequenos.

Escrito no contexto do 31º Festivale - Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba, de 2 a 11 de setembro de 2016

Clara Arreguy

Escrito no contexto do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte - FIT BH 2016

Sou de uma geração feliz, que aprendeu a ler ao sabor de romances de aventura, de “Tarzan” às “Mil e uma noites”, de Karl May a Monteiro Lobato. Porém, o melhor pra mim, disparado, sempre foi Júlio Verne. “A volta ao mundo em oitenta dias”, “Vinte mil léguas submarinas” e “Viagem ao centro da Terra” são histórias que marcaram a infância de quem as conheceu, não apenas pela habilidade do autor francês em compor a trama aventuresca, como pela imaginação fértil que praticamente inventou a ficção científica.

Cinco semanas em um balão pertence a essa deliciosa família, infelizmente tão pouco incluída nos cardápios da alfabetização infantil. Raros são os educadores contemporâneos que recorrem a clássicos como esse, daí a felicidade de assistir a uma montagem como a da companhia paulista Sabre de Luz, que trouxe à 13ª edição do FIT- BH sua releitura dessa obra de Júlio Verne.

Mais feliz do que ver a peça, entretanto, é testemunhar a primeira vez que um bando de meninos vivencia essa experiência. Na sessão a que assisti, a meninada de um colégio ocupava a maior parte da plateia, e revelava nítida falta de hábito em teatro. O apagar das luzes ganha inevitáveis gritinhos de horror. A conversa custa a ser contida pelos professores. O desassossego é geral, até que entram os atores e começa a magia.

Com poucos elementos cênicos, mas bons atores e uma ótima história para contar, rapidamente a Sabre de Luz conquista os pequeninos (e logicamente os adultinhos também) para a frenética aventura dos amigos Dr. Ferguson e Dr. Kennedy (Nino Belucci e Cristiano Salmoão), escoltados pelo criado Joe (Joyce Salomão, também diretora e autora da adaptação), responsável pela maior parte do histrionismo em cena.

Com muito gestual e expressão corporal cuidadosamente preparada, facilmente se estabelece o pacto da fantasia, que faz a jovem plateia levantar voo num balão, cruzar os céus da África, encontrar e perder tesouros, enfrentar oceanos e o deserto, com seus perigos e personagens ameaçadores. A galerinha não desgruda o olho e vai junto com os três heróis, entre conquistas e insucessos, totalmente aderida à proposta.

Como é bom assistir ao nascer da paixão teatral no encontro entre um texto envolvente como o de Júlio Verne e uma encenação que faz do puro teatro sua força! Após Cinco semanas em um balão, aquela plateia infantil nunca mais será a mesma. Felizmente.

Dib Carneiro Neto

Escrito no contexto do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato! 

2018

Festival também tem disso: você revê peças que viu pela primeira vez há muitos anos e tem a chance de repensar sua avaliação, de reavaliar o espetáculo depois de toda a sua trajetória. Tive a feliz chance de perceber os avanços desta montagem, com a qual impliquei em alguns aspectos no primeiro olhar. Lembro que me incomodaram as passagens de cena para cena. Apontei falta de ritmo. Agora, ao contrário, exultei na poltrona com a agilidade, a preocupação com a coerência no desencadear da fábula. Não que toda história hoje em dia tenha de ser contada em pique de festa, em correria contra o tempo. Não é isso. Mas o grupo Sabre de Luz, de São Paulo, ajeitou a dinâmica das cenas de uma forma mais convincente e, por isso, mais encantatória. Também não há mais a cena de plateia, que eu achava muito comum, batida, sem novidade.

 

A montagem é bastante estimulante como forma de apresentar ao público a vertente da literatura chamada de steampunk, da qual Julio Verne, o autor da obra original Cinco Semanas em um Balão, é seu maior representante. Cenografia, adereços e figurinos do espetáculo baseiam-se nesse gênero, que, grosso modo, diz respeito a histórias do passado com toques futuristas, sobretudo relacionadas a invencionices da tecnologia incipiente da era do vapor. Destaco o tubarão que entra em cena, totalmente steampunk, conforme me explicou seu criador, Cristiano Salomão. Também adoro a cena da tempestade de areia, muito bem feita, estimulando a imaginação mais do que o realismo.

 

E a iluminação é linda quando o balão alça voo. Perpassando toda essa preocupação em ser fiel a Julio Verne, há na peça um delicioso humor ingênuo, sobretudo graçasao personagem do criado, feito com muito talento por Joyce Salomão, também diretora e adaptadora do texto. Por exemplo, quando o cientista diz que quer um calmante, o criado bate com força em sua cabeça – humor de palhaçaria, de picadeiro. Adorei rever e aplaudir a Sabre de Luz.

Por Valdir Rivaben

Escrito no contexto do XI Festival Nacional de Teatro de Limeira 

Tive um imenso prazer em assistir ao espetáculo “CINCO SEMANAS EM UM BALÃO”, resgatando um Júlio Verne esquecido em minhas memórias de criança, quando li “Viagem a Lua” – que coincidentemente, finaliza o texto, onde as personagens propõem uma nova aventura.

 

Vale destacar a enxuta e eficiente adaptação feita por Joyce Guimarães Salomão, que assina também a direção do espetáculo.

 

A encenação conduz-nos por uma viagem da imaginação, muito próxima das leituras dos livros, onde somos transportados pela força e inventividade do espetáculo, além da intensa movimentação corporal e de ótimos momentos de pantomima que dão ao espetáculo, agilidade, ritmo e humor, contando com atores que dominam o ofício.

 

Destaque também para a envolvente trilha sonora, que já do início do espetáculo, estabelece e convida os espectadores para o clima de aventura, tão próprio do romancista.

Outro mérito do espetáculo é o incentivo à literatura, tão importante nos dias de hoje, em dias de game, provando que é possível realizar montagens teatrais pautadas nos clássicos literários como fonte de inspiração. Neste caso, muito feliz! Um espetáculo para toda a família e que poderá ser usufruído dentro do espaço escolar, já que incentiva o interesse pela ciência e suas descobertas.

Antonio Chapéu

Escrito no contexto do XI Festival Nacional de Teatro de Limeira 

 

A Cia Sabre de Luz Teatro de São Paulo trouxe para o 11º Festival Nacional de Teatro de Limeira o espetáculo “Cinco semanas em um balão”.

 

É bonito quando podemos ver em cena uma montagem que é resultado de pesquisa seria e competente, quando há entrega dos atores e quando percebemos que a encenação foi realizada por um trabalho efetivamente de grupo. E ainda mais se tratando de um espetáculo feito pra criança que está aberta, receptiva e merece o que há de melhor.

 

“Cinco semanas em um balão” é esse espetáculo que nos leva a uma deliciosa viagem cheia de aventuras adentrando ao mundo proposto por Júlio Verne de fomento a ciência e a arte. A peça se desenvolveu de maneira dinâmica, envolvente e arrebatou a criançada que esteve presente no Teatro Nair Belo.

Os atores da Cia Sabre propõe uma verdadeira diversão em cena. E o público, agradecido, aplaudiu em pé sem nenhum constrangimento, ao final da representação.

 

Destaque para os figurinos e para o cenário que cumprem bem a função e possibilitam à encenação um resultado estético de sensível beleza.

 

Como ressalva apenas a sonoplastia que soou um pouco alta em alguns momentos e a luz na abertura do espetáculo, sem necessidade.

 

Mas nada que tirasse o fogo dos atores que aqueceu a plateia do começo ao fim do espetáculo criando vários momentos de verdadeira felicidade nas crianças que se sentiram presenteadas.

 

Parabéns a Cia Sabre de Luz pelo belo espetáculo e por tantas aventuras propiciadas.

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